domingo, 17 de abril de 2016

Estreia com derrota em Uruguaiana

Em uma noite histórica, que marcou a estreia da UFSM em competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol de Salão, o resultado não foi o esperado. Mesmo com todas as dificuldades, que iam desde a duração da viagem (mais de cinco horas) até a ansiedade da estreia, existia a confiança de que a equipe poderia voltar com um resultado positivo de Uruguaiana. Dificuldades que foram multiplicadas com o caldeirão formado pela torcida da equipe mandante, que apoiava e empurrava os seus jogadores para o ataque. Para Uruguaiana, a partida representou a volta de uma das equipes mais tradicionais do estado, após 10 anos de inatividade. E isso fez com que mais de mil pessoas comparecessem ao Ginásio Municipal.

Braulio Machado, Bruno Correa, Marcos Cairrão, Baldiatti, Bevis, Guile, Diozer, Jonatan, Super, Gabriel e João Donato (em pé, da esq. para a direita); Fernandinho, Arninho, Marcus Potrich, Xavero, Pexe, Scalcon e William (agachados, da esq. para a direita).
O resultado de 4x1 mostrou a maior solidez que a Uruguaianense demonstrou dentro de quadra. A equipe da casa errou muito pouco, não dando muitas oportunidades à UFSM, principalmente no segundo tempo. E chegou ao ataque muitas vezes através do seu jogo de pivô bem executado. A equipe universitária não se abalou mesmo após sofrer um gol aos 25s e chegou a empatar a partida no primeiro tempo, esfriando um pouco a empolgação da torcida. Mas após ficar novamente na frente no placar, os mandantes souberam evitar que a UFSM levasse perigo a sua baliza.

Agora o foco será na partida do próximo sábado, quando a UFSM jogará contra o Palmeiras, de São Gabriel. A partida será no ginásio do Corintians, tradicional palco do futsal santa-mariense na década de 90. O time comandado por Braulio Machado precisará de um resultado positivo para não ficar para trás nesse início de campeonato e porque, na sequência, terá mais uma partida fora de casa. Além disso, precisa aproveitar o fator local e o apoio da torcida santa-mariense, visto que na primeira rodada, só os mandantes da Chave 1 venceram.


O jogo

Com início atrasado em virtude da falta de policiamento, a partida começou às 20h20min. Mesmo assim, a Uruguaianense não perdeu tempo e foi para o ataque assim que a bola rolou. Já aos 25s, após cobrança de escanteio, Grilo chutou e acertou o ângulo: Uruguaianense 1x0. A UFSM ainda sofreu um pouco de pressão, mas foi entrando na partida aos poucos. E aos 4min35s conseguiu chegar ao empate. Guile chutou rasteiro, a bola bateu na trave. Pexe ficou com o rebote e completou para o gol vazio: 1x1. Aos 5min, Lucas fez jogada na esquerda e passou por Gabriel, mas a marcação fez a cobertura e afastou a bola. Aos 7min, a UFSM chegou com perigo novamente: Diozer chutou e Thales espalmou para escanteio. Aos 9min, após perda de bola na frente da área, Rodrigo arrematou e o goleiro Gabriel tirou de cabeça.

Pexe (camiseta 27) marcou o gol da UFSM.
Já aos 10min, Rodrigo chutou cruzado e a bola passou raspando a trave. A equipe da casa tomava conta das ações até que com 11min11s chegou ao segundo gol. Guilherme recebeu nas costas da marcação e tocou de bico no meio das pernas de Gabriel: 2x1. Com 12min, Gutinha recebeu sozinho na ala e Gabriel fechou seu ângulo. Aos 14 min, a bola sobrou para Deivid sozinho do lado esquerdo. Ele chutou de primeira, mas a bola subiu demais. Aos 15min, Lucas Maia arriscou e Gabriel espalmou com a ponta dos dedos, evitando o terceiro. Só com 16min a equipe universitária criou outra chance, quando Diozer viu o goleiro adiantado e chutou da quadra de defesa. A bola quicou no travessão. Na sequência, Somália fez giro de pivô e chutou rasteiro para fora. E aos 19min40s, nos segundos finais do primeiro tempo, Somália ajeitou e Grilo concluiu de canhota no canto: Uruguaianense 3x1.


A segunda etapa foi mais amarrada, catimbada. Muitas faltas e discussões paravam o jogo e poucas chances de gol foram criadas. Aos 4min, o pivô Barriga ganhou na ala e chutou para fora. Aos 9min03s, Barriga escorou na ala para Rodrigo, que chutou cruzado, acertando o canto direito de Gabriel: Uruguaianense 4x1. Aos 12min, Fernandinho ficou cara a cara com o goleiro Sapulha, que espalmou para escanteio. Aos 18min, Andrezinho chutou forte e alto, Gabriel espalmou. E faltando 4s, Fernandinho chutou rasteiro e Sapulha tirou com a ponta do pé, na última oportunidade de alterar o placar que terminou assim: 4x1 para os donos da casa.


Fernandinho (de laranja) entrou como goleiro-linha e ainda teve a chance de marcar nos segundos finais.
Ficha técnica:
Uruguaianense – Thales, Grilo, Lucas, Deivid, Somália, Sapulha, Andrezinho, Lucas Maia, Itaqui, Guilherme, Dickson, Gutinha, Rodrigo e Barriga. Téc.: Noninho de Menezes.
UFSM – Gabriel, Guile, William, Fernandinho, Pexe, Super, Diozer, Arninho, Jonatan, Marcus Potrich, Bevis, Scalcon, Baldiatti e Xavero. Téc.: Braulio Machado.
Gols: Grilo (25s do 1º - UR), Pexe (4min35s do 1º - UF), Guilherme (11min11s do 1º - UR), Grilo (19min40s do 1º - UR), Rodrigo (9min03s do 2º - UR).
Arbitragem: Emerson Luiz Ribeiro Coelho (árbitro principal), Luiz Felipe Gomes (árbitro auxiliar), Cléber Lima (anotador), Jeferson Luiz da Rosa (cronometrista).
Cartões amarelos: Pexe, Diozer e Marcus Potrich.
Ginásio: Municipal de Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário