sábado, 16 de abril de 2016

Histórico da equipe: jogos e curiosidades de 2006

No início de 2006, treinávamos duas vezes por semana com ideia de equipe começando a formar-se. Lembro que em muitas ocasiões chegávamos ao ginásio do Centro de Educação Física (cedido pelo CEFD) para treinar e o mesmo tinha sido emprestado para outros fins ou outras equipes. Isso aconteceu várias vezes.

Lembro-me de ter muitas dificuldades nos treinos, pois tive uma base formada no futebol de campo e isso atrapalhava a evolução tática, mas os guris que já tinham base no Futsal e o Japa (treinador na época) ajudaram bastante. Os treinos eram muito engraçados, a equipe era heterogênea, e isso gerava muitos assuntos até por conta do bom humor do técnico. Mas dentro da quadra a seriedade prevalecia e os treinos aconteciam.

A primeira competição que participamos já entramos como favoritos, pois o curso de Educação Física sempre é respeitado no JUSM (Jogos Universitários de Santa Maria). Tudo certo até o último jogo, quando a equipe da Administração tinha um jogador muito decisivo (não lembro o nome). O jogo foi muito difícil devido ao tempo curto. Lembro de errarmos muitos gols quando o jogo estava 2x2. Até que, pertinho do fim, o Giu recebeu uma bola na diagonal e fez o gol de cavadinha por cima do goleiro, que estava pegando muito.

Educação Física 7 X 0 Direito/UFSM
Educação Física 3 X 1 Física/UFSM
Educação Física 1 X 0 Geografia/UFSM (WO)
Educação Física 5 X 0 Engenharia Elétrica/UFSM - Quartas-de-final
Educação Física 3 X 0 (...) - Semifinal
Educação Física 4 X 0 CEU II/UFSM - Triangular Final
Educação Física 3 X 2 Administração/UFSM - Triangular Final - Gols: Giu (2) e Guilherme

Equipe: Abel, Braulio, Catraca, Darlei, Bordinhão, Gabriel, Giu, Guilherme, Juliano, Lewis, Mateus, Prestes. Téc.: Japa.
Goleadores: Guilherme (6), Giu (5), Bordinhão e  Mateus (4), Darlei e Braulio (2), Prestes e Lewis (1).
UFSM campeã do JUSM 2006. Na foto: Pablo, Gabriel, Braulio, Darlei, Guilherme, Abel, Japa (treinador), Cristian (em pé); Migotto, Prestes, Mateus, Catraca, Giu, Juliano, Bordinhão.

Na segunda competição do ano, conquistamos o principal título dos primeiros anos da equipe. Primeiro porque a Copa SESC era considerada o campeonato municipal daquele ano e segundo porque o título valeu uma premiação de 700 reais, que na época pagou um churrasco para a galera e ainda sobrou para conseguirmos participar da Copa UNISINOS. Nessa competição, tivemos um apoio da ADUFSM, não lembro exatamente, mas teve alguma contribuição para o uniforme de jogo. Falando sobre os jogos, todos foram muito difíceis, mas os guris mais experientes no futsal (Bordinhão, Giu e Kiko) conseguiram carregar a galera. A final foi em dois jogos e tivemos que mandar o jogo no ginásio da FAMES, pois o ginásio do CEFD não era adequado. Os dois jogos foram bem tensos, principalmente para quem não era acostumado a decisões no Futsal. Nessa competição, as jogadas ensaiadas apareceram muito. Acho que a maioria dos gols surgiu em jogadas de lateral e de escanteio treinadas pelo professor Japa. Essas jogadas duraram pelo menos até 2012, com variações e adição de algumas outras.

ADUFSM 3 X 1 Race Car
ADUFSM 7 X 2 ASBENP
ADUFSM 4 X 1 LP Auto Peças
ADUFSM 5 X 0 T. Neves - Quartas-de-final
ADUFSM (5) 4 X 4 (4) Sulclean - Semifinal
ADUFSM 4 X 1 Águia Negra - Final - Gols.: Braulio, Bordinhão, Kiko e Mateus
ADUFSM 4 X 5 Águia Negra - Final - Gols: Darlei, Bordinhão, Giu e Kiko

Elenco: Abel, Braulio, Catraca, Darlei, Bordinhão, Gabriel, Giu, Guilherme, Juliano, Lewis, Mateus, Prestes, Kiko, Missio, Gabriel. Téc.: Japa.
Goleadores: Bordinhão e Giu (7), Guilherme e Kiko (4), Darlei e Mateus (3), Braulio (2) e Missio (1).
UFSM campeã da Copa SESC 2006. Na foto: Gerson (técnico), Abel, Lewis, Darlei, Leandro, Gabriel (em pé); Bordinhão, Giu, Mateus, Braulio, Missio (agachados).

Conseguimos ir à próxima competição com muito esforço dos guris que estavam à frente do projeto: Japa, Gerson, Cristian (não lembro se tinha mais alguém). Foi a primeira competição fora de Santa Maria e logo uma competição com equipes do Mercosul. Fomos com pouca gente e isso atrapalhou bastante durante a competição. Tiveram alguns momentos de destaque: os pré e pós-jogos eram muito divertidos; o ginásio e a quadra com grandes dimensões; atleta (Giu) chegando depois só para o terceiro jogo; uma grande diferença que foi a questão do cronômetro parado (o que dificultou muito, com o nosso estilo de jogo de marcação e com poucos atletas no elenco não conseguimos passar da primeira fase). O fato mais marcante foi um chute de tiro livre no último jogo da equipe, quando empatávamos em 2x2 e o Bordinhão “cavou” uma falta na lateral faltando poucos segundos para o jogo acabar. E era a sexta falta. Eu treinava pênaltis e tiros livres e peguei a bola para bater. O goleiro do outro time estava com um olho roxo por causa de uma batida durante o jogo e ainda conseguiu defender. Assim acabamos eliminados (ainda sou cobrado pelos guris nos momentos de zoeira, mas faz parte heheheh).

UFSM 2 X 1 IPA
UFSM 0 X 1 PUC/RS
UFSM 2 X 2 UDESC

Elenco: Abel, Braulio, Darlei, Bordinhão, Gabriel, Giu, Lewis, Mateus, Missio. Téc.: Japa.
Goleadores: Bordinhão, Mateus, Braulio e Darlei (1).

A Copa Universitária foi uma boa tentativa dos organizadores de desenvolver o Esporte Universitário na cidade. Conseguimos o título sem muitos problemas, pois éramos a única equipe que treinava frequentemente. Essa competição ficou marcada, não pelo título ou pelos jogos, mas por despertar o sentimento de que a partir daquele momento poderíamos pensar maior a nível universitário na cidade e no estado.

UFSM 2 X 1 FAMES
UFSM 6 X 2 UNIFRA
UFSM 8 X 1 POLITÉCNICO/UFSM
UFSM 7 X 1 ULBRA/Santa Maria
UFSM 2 X 0 FAMES - Final - Gols: Darlei e Bordinhão

Elenco: Abel, Braulio, Darlei, Bordinhão, Everton, Gabriel, Giu, Lewis, Lucas, Mateus, Missio, Vini. Téc.: Japa.
Goleadores: Braulio (8), Darlei (5), Mateus (4), Vini, Giu e Bordinhão (2), Everton e Missio (1).

Copa dos Campeões
NUE/CEFD/UFSM 3 X 7 Gordinho Borrachas
NUE/CEFD/UFSM 2 X 3 Águia Negra
NUE/CEFD/UFSM    W.O. 1 X 0 (...)

Elenco: Abel, Braulio, Darlei, Bordinhão, Everton, Gabriel, Giu, Lewis, Lucas, Mateus, Missio, Vini. Téc.: Japa.
Goleadores: Braulio (3), Bordinhão e Mateus.



Por Darlei Comin


Nenhum comentário:

Postar um comentário