domingo, 16 de abril de 2017

Em jogo equilibrado, UFSM consegue o empate em Formigueiro

Após estrear na Bronze com vitória em casa, a UFSM foi mais tranquila para encarar o La Máquina em Formigueiro (cumprindo uma punição de 2016, o jogo não pode ser disputado em São Sepé). Desde o início, a UFSM marcou bem o adversário, dificultando o seu trabalho ofensivo e algumas vezes recuperando a posse na quadra adversária. Mas, em duas infelicidades, a UFSM viu o La Máquina abrir 2x0 em pouco mais de três minutos de jogo.
UFSM (de branco) levou 2x0 e conseguiu buscar o empate ainda na primeira etapa.
Ainda na primeira etapa, a Federal conseguiu empatar em gols de Lucas Pretto e Diozer e poderia ter ido para o intervalo em vantagem, pelas chances criadas. Na segunda etapa, com muitas faltas cometidas, a UFSM levou perigo nos contra-ataques e quase não foi ameaçada pelo adversário. O empate foi considerado um bom resultado, por se tratar de um adversário direto e pela equipe ter iniciado a competição com quatro pontos, quase metade do que conseguiu em 2016 (nove). Também foi perceptível a evolução do La Máquina, que tem toda a condição de brigar pela classificação.

No próximo sábado, dia 22, a UFSM recebe o Palmeiras, de São Gabriel, que folgou nesta rodada. O jogo será no ginásio do Corinthians. O confronto também é considerado fundamental, contra outro adversário direto em busca da classificação. Para se manter entre os sete classificados, a vitória é imprescindível pois na quarta rodada a equipe folga e só voltará a jogar no dia 6 de maio.

O jogo

Com uma proposta de pressionar a saída de bola do adversário, a UFSM quase surpreendeu no minuto inicial. Diozer interceptou um passe na quadra de ataque e passou para Carlos, que concluiu para fora. Mas quem foi feliz primeiro foi o time sepeense. Aos 2 min 31s, em cobrança de lateral, Guilherme chutou para a área, Fiapo se atrapalhou e desviou para o próprio gol: La Máquina 1x0. Mesmo após o gol, a UFSM manteve o mesmo ritmo. Aos 3 min, Jean recebeu na ala e arriscou para o gol, fazendo Gustavo trabalhar.

Pouco depois, o La Máquina marcou de novo em jogada de bola parada. No rebote, Guilherme chegou antes do adversário e acertou um belo chute, sem chances para Super. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol: 2x0. Aos 6 min, foi a UFSM que chegou com perigo em bola parada. Razeira recebeu com liberdade e arriscou, obrigando Gustavo a espalmar para o lado. Aos 7 min 43s, Diozer passou pela marcação na ala esquerda e encontrou Lucas Pretto dentro da área. O pivô arrematou de primeira, marcando o primeiro da Federal. Quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, Baldiatti chutou para a área e Diozer pegou o rebote. Ele limpou da marcação e chutou no canto. O goleiro tentou defender, mas só conseguiu pegar a bola depois que ela cruzou a linha: 2x2.
Diozer conseguiu tocar para o gol para igualar o placar.
Com o empate, a UFSM cresceu. Aos 15 min, Carlos recebeu, girou sobre o marcador e chutou rasteiro. A bola raspou a trave. Dois minutos depois, o próprio Carlos recebeu novamente, mas aí fez a parede e ajeitou para Marcelo. Gustavo fechou o ângulo. E no último minuto, Jean chutou cruzado. Jonatan tentou de letra, mas desviou a bola para fora.

No segundo tempo, a partida foi mais amarrada. Aos dois minutos, Razeira cobrou falta direta. O goleiro espalmou e a bola tocou na trave. No rebote, Jean chutou forte mas sem a direção do gol. Aos 8 min, a UFSM errou em cobrança de escanteio e a bola sobrou no meio da quadra. Razeira chegou a atrasado e teve que parar o contra-ataque. A arbitragem aplicou o cartão vermelho. Na confusão, o jogador Jonas empurrou o atleta da Universidade e também foi expulso. As duas equipes ficaram dois minutos com quatro jogadores em quadra, sem conseguir criar uma situação clara de gol.

Aos 12 min, Guilherme cobrou falta, a bola desviou e Super pegou firme. Aos 16 min, Carlos puxou contra-ataque e arriscou. Gustavo defendeu. Logo depois, em outro contra-ataque, a bola foi chutada para a área e Jonatan desviou com o peito: a bola passou raspando a trave. Nos minutos finais, a UFSM segurou o ímpeto dos mandantes, marcando de forma equilibrada para não cometer a sexta falta e não oferecer tiro livre ao adversário. Mesmo assim, aos 18 min, Tairone puxou contra-ataque e finalizou para fora. Placar final: 2x2.

Ficha técnica:
La Máquina - Gustavo, Jonas, Guilherme, Bruno, Tairone, Pedro Henrique, Breno, Alisson, Roger, Geovane, Juliano, Daniel, Rafael e Jeferson. T.: Humberto Stoduto.
UFSM - Super, Diozer, Jean, Fiapo, Carlos, Roque, Jonatan, Tiago, Mateus, Arninho, Marcelinho, Baldiatti, Lucas Pretto e Raimar. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Guilherme (2 min 31s do 1T - L), Guilherme (3 min 07s do 1T - L), Lucas Pretto (7 min 43s do 1T - U) e Diozer (11 min 50s do 1T - U).
Arbitragem: Marlon Ortiz (árbitro principal), Paulo Sérgio Antunes (árbitro auxiliar), Neiara Martins (anotadora), Douglas Menezes (cronometrista) e Argeu Moreira (Delegado FGFS).
Cartões amarelos: Guilherme e Rafael (L).
Cartões vermelhos: Razeira (U) e Jonas (L).
Ginásio: Municipal José Luiz Dellinghausen, Formigueiro-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário