domingo, 9 de abril de 2017

UFSM estreia na Bronze 2017 com vitória

Foi com o pé direito que a UFSM entrou na Série Bronze deste ano. Se em 2016 a vitória demorou a aparecer (quarta rodada do returno), em 2017 ela apareceu já na primeira rodada do campeonato. E, coincidentemente, o adversário e o placar foi o mesmo: 3x2. Mais uma vez, o confronto entre UFSM e ACF foi muito equilibrado e decidido nos minutos finais. A Federal começa o Estadual com três pontos, mas no próximo sábado terá que se superar novamente. No sábado, vai a Formigueiro enfrentar uma equipe que é considerada adversária direta na luta por uma vaga na próxima fase: o La Máquina, de São Sepé, que estreou com empate fora de casa.

Na partida deste sábado, depois de começar melhor, a equipe universitária deixou a ACF crescer após a metade da primeira etapa. No segundo tempo, após abrir o placar, a ACF conseguiu equilibrar a partida e muitas vezes empurrava a UFSM para a sua quadra. E nos minutos finais, a estrela de Carlos brilhou: o pivô marcou duas vezes e fez a alegria dos mais de 200 torcedores presentes ao SEST/SENAT.
Gabriel Pranke, Bruna dos Santos, Diozer, Raimar, Jean, Carlos, Jonatan, Léo, Roque, Marcos Cairrão e Bruno Canabarro (em pé da esq. para a dir.); Baldiatti, Fiapo, Silvan, Mateus, Moisés, Fejão e Super (agachados da esq. para a dir.). Foto: Natiele Follmann.

O jogo

Mais entrosada, a UFSM levou perigo logo no primeiro minuto de partida, quando Diozer acertou a trave após jogada ensaiada de falta. Aos 5 min, Jean arriscou de longe, mas Ilo defendeu. Na parte final da primeira etapa, a ACF ficou perto de marcar algumas vezes em contra-ataques oferecidos pela equipe da casa. As duas principais com Fuca, aos 16 e aos 18 min, ambas defendidas por Super.

Na segunda etapa, a ACF levou perigo primeiro. Cassiel recebeu, dentro da área, passe de Dieguinho e concluiu por cima. Aos 3min, Léo fez uma grande jogada, passando pelo adversário com um balãozinho. Na sequência do lance, ele chutou cruzado e Baldiatti, bem posicionado na segunda trave, só teve o trabalho de completar para o gol: UFSM 1x0. Aos 4 min, Fejão roubou a bola e serviu Mateus, que arriscou e a bola passou perto da trave. Mas aos 5 min, os visitantes conseguiram empatar. Cassiel chutou na direção de Dieguinho, que tocou no contra-pé de Super A bola ainda bateu na trave antes de entrar.
Baldiatti (camiseta 8) abriu o placar no Sest/Senat. Foto: Natiele Follmann.
Aos 6 min, Cadico recebeu de Cassiel e acertou a trave. Aos 10 min, Diozer quase marcou no rebote de uma cobrança de falta. Pouco depois, Carlos driblou o goleiro Ilo e, quase sem ângulo, chutou para fora. Mas aos 11 min, Fiapo passou para Carlos e este não desperdiçou, tocando no canto esquerdo do goleiro: UFSM 2x1. A partir daí, a ACF teve a posse de bola e pressionou em busca do empate. A UFSM conseguia evitar as tentativas da equipe caçapavana com certa tranquilidade. Mas aos 17 min 05s, após chute da ala direita, Super espalmou e Canhoto aproveitou o rebote para igualar.
Pivô Carlos comemora um de seus dois gols na partida. Foto: Natiele Follmann.
O final de partida se desenhava dramático para o time universitário. Mas aos 17 min 38s, o pivô Carlos apareceu novamente. Ele recebeu e dominou passe cavado de Jean, avançou para área e tirou do marcador que tentou o desarme. E, na saída do goleiro, tocou no canto para fazer explodir de alegria o público presente ao ginásio: UFSM 3x2. O gol não abalou a ACF, que seguiu pressionando nos dois minutos finais, com o avanço do goleiro Ilo para a quadra de ataque. No entanto, a UFSM marcou bem as jogadas adversárias e conseguiu segurar os três primeiros pontos para a Federal na Chave 1.
No final, a ACF pressionou em busca do terceiro empate, sem sucesso. Foto: Natiele Follmann.
Ficha técnica:
UFSM - Super, Diozer, Jean, Fiapo, Raimar, Roque, Fejão, Jonatan, Silvan, Moisés, Baldiatti, Mateus, Carlos e Léo. T.: Gabriel Pranke.
ACF - Ilo, Cassiel, Diego Longaray, Cadico, Dieguinho, Fuca, Dida, Canhoto, Cirilo, Canídia, Maurício, Mateus Pezão, Klinsmann e Leonardo. T.: Rafael von Muhlen.
Arbitragem: Eduardo Krainovic (árbitro principal), Claudio Herbach (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora), Luiz Euclides (cronometrista) e Carlos Bertagnolli (Delegado da FGFS).
Gols: Baldiatti (3 min do 2T - U), Dieguinho (5 min do 2T - A), Carlos (10 min 51s do 2T - U), Canhoto (17 min 05s do 2T - A) e Carlos (17 min 38s do 2T - U).
Cartões amarelos: Jonatan, Diozer e Fiapo (U), Cassiel, Mateus Pezão, Dieguinho e Cadico(A).
Ginásio: do SEST/SENAT.
Público pagante: 184 pessoas.
Público total: 209 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário